Os piores erros de entradas em um casamento e 10 dicas para evitá-los
- Dayane Lee
- 30 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Os piores erros de entradas em um casamento e 10 dicas para evitá-los
A música tocou, mas a noiva não entrou!!!

Quem nunca ficou sem entender o que estava acontecendo na hora das entradas de um casamento?
Muitas vezes presenciamos situações como a de a música acabar antes da hora, alguém entrar sem música, a noiva demorar para entrar, a daminha entrar correndo, os padrinhos ficarem perdidos. Como evitar que isso aconteça?
A principal dica é: ORGANIZAÇÃO e COMUNICAÇÃO
A escolha de quem organizará as entradas de sua cerimônia é tão importante quanto a escolha do seu vestido. Uma cerimônia bagunçada, desorientada, padrinhos perdidos, daminhas correndo, tudo fora de ordem é um verdadeiro DESASTRE!
Veja nossas dicas!
Primeiro passo, a organizadora deve listar o nome de cada padrinho, pais, pajens, avós e qualquer pessoa que vá entrar. Nem sempre os convidados são conhecidos de quem organiza, logo os nomes são essenciais.
Segundo, estabelecer e listar a ordem das entradas, primeiro pais, padrinhos, noivo, pajens, etc.
Terceiro, listar ao lado de cada entrada a música que será tocada. É essencial que a organizadora saiba, ouça, conheça a música de cada um (isso ajuda muuuuiiito!).
Quarto, antes de iniciar o evento, a organizadora deve conversar com o celebrante e o grupo musical que irá executar as músicas da cerimônia. Todas as entradas devem ser conferidas com as músicas escolhidas.
Dica: Uma dica importante é a de estabelecer um gesto ou sinal para liberar a música e ficar sempre em vista do coordenador do grupo musical para que as músicas possam ser trocadas na hora certa. Algumas empresas de músicos oferecem em seus pacotes um coordenador/assessor musical que é responsável por monitorar as entradas e os músicos. Isso é um detalhe importante que faz toda diferença! Questione a empresa contratada.
Quinto, posicione todos os participantes seguindo a ordem listada, passe as orientações de entrada (passos, postura e lado do altar), oriente sobre os cumprimentos (cuidados com o véu da noiva, demora nos abraços, ordem e troca noiva-mulheres, noivo-homens) e oriente sobre a saída.
Dica: Sabemos que o dia é especial, mas oriente os padrinhos que não demorem demasiadamente nos cumprimentos. Desejar felicidades e dar os parabéns já é o suficiente. Cumprimentos não é o momento de conselhos, é o momento de cumprimentar e sair. A demora pode atrapalhar a programação da cerimônia e a execução musical. Muitas vezes a música fica repetitiva ou é necessário trocar várias vezes de música, o que tornar a cerimônia muito cansativa.
Sexto, NUNCA comece a cerimônia sem a noiva estar pronta. Muitas vezes a organizadora começa a cerimônia para ir adiantando e por fim a noiva não entra e fica muito feio. É melhor atrasar um pouquinho e fazer uma cerimônia coesa e sincronizada do que ficar minutos esperando a noiva sem saber se ela fugiu...rs
Sétimo, com os padrinhos em ordem, pajens com seus objetos (plaquinhas, carrinhos, balões, etc) e noiva pronta, avise o celebrante, os músicos e inicie a cerimônia.
Dica: Sempre espere a música introduzir para liberar as entradas. Ao ver que o último casal já está se aproximando do altar, avise os músicos ou dj com o gesto combinado e prepare a próxima entrada.
Oitavo, a entrada da noiva - Preste muita atenção, a maioria das noiva escolhem um cortejo de clarins para anunciar sua entrada, como já dito acima, só comece se a noiva estiver pronta. Após o cortejo, em casamentos tradicionais, a marcha nupcial será tocada. ESPERE... a noiva só dá o primeiro passo quando a melodia da música começa... (no pam pam pam pam não é a hora).
Dica: Se não conhecer a música ou não souber onde começa a melodia da marcha nupcial pergunte ao músico e peça para ele te mostrar, mas não libere a noiva antes disso.
Nono, fique atenta ao celebrante, as alianças devem estar prontas para entrar quando forem solicitadas. Não deixe para arrumar os pajens depois de anunciados, ainda mais se forem muito pequenos ou idosos.
Dica: Deixe a música iniciar e se desenvolver um pouquinho e então libere a entrada, geralmente, crianças entram correndo e nem dá tempo da música tocar a melodia se forem liberadas antes. Sobre os avós, avise os músicos, pois geralmente idosos andam bem mais lentos e então a música deve ser estendida ou repetida se necessário.
Décimo, se não houver mais entradas, agora é só administrar os cumprimentos e saídas.
Dica: Sempre olhe e preste atenção nos músicos.
Com essas dicas básicas, as chances de algo dar errado são mínimas. O segredo é ORGANIZAÇÃO e COMUNICAÇÃO.
Por Dayane Lee
Assessora musical do grupo Uníssono Música Cerimonial
Comentários